|

Relatório de Avaliação do InjePro - Software de Treinamento Multimídia em Injeção de Plásticos (Beijing University - Chemical Engineering College) Visão Global do Software
- O uso do InjePro no currículo da disciplina "Tecnologia de Moldagem de Plásticos por Injeção" foi aprovado por professores e estudantes, especialmente pelo fato de que ele foi recebido favoravelmente pelos alunos.
- Devido ao fato de que o InjePro possui animações, imagens, narração e vídeo, ele é muito útil para que o estudante possa entender o conteúdo que ele está aprendendo.
- Já que o estudante não precisa ter um alto nível de conhecimentos de informática para usar o InjePro, é muito fácil para o aluno médio da universidade dominar o método de uso do programa.
- O InjePro basicamente cobre os principais conteúdos para a Tecnologia de Injeção de Plásticos. Recomendamos aprofundar o conteúdo para algumas áreas relacionadas ao ensino na universidade.
- Se as operações práticas puderem ser reforçadas, nós achamos que o InjePro pode atingir também o treinamento de técnicos especializados de alto nível.
- O uso do InjePro é favorável para o ensino flexível, pois os alunos podem decidir o plano de aprendizado por eles mesmos, de acordo com o seu entendimento do conteúdo.
Conteúdo do Software.
- O conteúdo do InjePro basicamente cobre os principais conteúdos da Tecnologia de Injeção de Plásticos: desde a matéria-prima, maquinaria de moldagem, moldes de injeção até o processamento do material e parâmetros de processo. Ele basicamente satisfez às nossas exigências de ensino.
- O conteúdo do programa é comparativamente rico e tem alguns exemplos que são fáceis de entender, de modo que o estudante se sente à vontade durante o processo de aprendizagem.
- Já que o InjePro foi usado na versão em inglês, alguns conteúdos para o estudante chinês são difíceis de entender, de modo que o professor precisa assistir o aluno nesse sentido. Por causa disto, o estudante não pôde dominar o conhecimento de forma estável.
- Sobre o conteúdo atual, a velocidade de estudo proporcionada pelo software é adequada. É também importante o fato de que o software exige um escore de 80 % nos exercícios de cada lição, a fim de que o estudante passe para o próximo tópico. Todavia, devido ao fato citado no parágrafo anterior (versão do software ser em inglês), muitos estudantes não puderam passar na primeira vez, sendo necessário repetir a lição outras vezes.
- Para os estudantes da universidade, nós sugerimos que o conteúdo teórico seja aprofundado, especialmente nos pontos relativos ao projeto de moldes, princípio de funcionamento mecânico e escolha dos parâmetros. Para o treinamento de técnicos especializados de alto nível, nós recomendamos que o conteúdo das operações práticas seja reforçado.
Desempenho Operational do Software
- O InjePro exige que o estudante possua um conhecimento básico de informática. O manual do usuário é muito claro. Desta forma, é muito fácil dominar o método operacional do software.
- A estrutura de menus que o software possui é muito conveniente para que o estudante possa escolher o conteúdo que ele quer estudar.
- O sistema de avaliação é bom. Ele informa de forma efetiva o desempenho do treinando tanto para o professor como para o próprio treinando. O professor pode ajustar o ritmo de studo e guiar o estudante de acordo com o "feed-back" recebido do software.
- Algumas funções e operações do software podem ser otimizadas.
- Pelo fato do software não estar traduzido para Chinês, o estudante teve limitações para absorver uma parte do conteúdo, de modo que é urgente para nós ter mais material para auxiliar o ensino ou traduzir o software para Chinês tão logo que possível.
Membros do Grupo de Avaliação:
- Tang Xiaoheng, Vice Presidente da Universidade, Diretor da Faculdade de Engenharia Química
- Ye Xiao, Materiais Macromoleculares, Vice Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Membro da Divisão de Processamento
- Wang Jun, Professor de Química de Macromoléculas, Membro da Indústria
- Yu Shen, Materiais Macromoleculares, Diretor de Educação, Membro da Divisão de Processamento
- Ma Liuqiang ,Professor Assistente de Química de Polímeros, Membro da Indústria
- Zhang Mingxian, Automação Mecânica, Vice Diretor de Departamento
- Huang Xiaowei, Professor Assistente, Membro da Divisão de Aplicações de Computadores na Indústria Química.
- Lin Qiang, Materiais Macromoleculares, Ph.D., Professor Assistente
- Li Ruohui, Física de Macromoléculas
- Cheng Yanling, Química de Macromoléculas, Assistente, Membro da Indústria
- Li Jiang, Diretor do Laboratório de Hardware / Software para Emulação da Indústria Química.
- Alguns estudantes submetidos ao estudo do software.
Beijing Union University, Chemical Engineering College, Beijing, China.
Julho, 2000 |